Cirurgia

Rinoplastia Ultrassónica

A rinoplastia ultrassónica (Piezo) consiste na utilização de um delicado aparelho eletrónico, cuja tecnologia se baseia na produção de ondas ultrassónicas, conseguindo deste modo cortar/moldar estruturas compactas como o osso. Assim, é possível ter abordagens de corte milimétricas e de modelação do osso nasal, com menos sobreaquecimento e menos dano nas estruturas adjacentes. Desta forma, obtêm-se resultados cirúrgicos efetivos e previsíveis, melhorando a cicatrização com menos edema, hematoma, dor e complicações pós-operatórias, destacando-se o facto de que este período possa ser praticamente indolor.

Há, no entanto, uma queixa residual frequente; o aparecimento de alguma congestão nasal nos doentes que têm de ser operados ao septo nasal, pois nessas circunstâncias é colocada uma placa de silicone intranasal que permite manter o septo alinhado. De realçar que não se coloca qualquer esponja nasal.

No período pós-operatório imediato os cuidados a ter são mínimos: evitar esforços físicos e dormir com a cabeceira mais elevada na primeira semana; evitar exposição prolongada ao sol nos primeiros três meses (em regra recomenda-se durante o primeiro ano após rinoplastia, a utilização de um protetor solar com fator igual ou superior a 50). No final da primeira semana é realizada a consulta pós-operatória na qual é removida a tala moldada, que foi colocada sobre o dorso do nariz, são removidos os pontos (caso existam) e é retirada a placa de silicone nasal (nos doentes operados ao septo nasal).

No final da primeira semana é realizada a consulta pós-operatória na qual é removida a tala moldada, que foi colocada sobre o dorso do nariz, são removidos os pontos (caso existam) e é retirada a placa de silicone nasal (nos doentes operados ao septo nasal).

Alguns casos Rinoplastia ultrassónica

Antes e Depois

As fotos de "Antes" mostram a condição inicial do nariz dos pacientes, destacando aspectos que podem incluir desvio de septo, assimetrias, protuberâncias ou depressões na ponte nasal, entre outras características que os pacientes desejavam melhorar.

As fotos de "Depois" revelam os resultados alcançados após a rinoplastia. Com um novo formato, o nariz harmoniza melhor com o restante do rosto, corrigindo imperfeições e, muitas vezes, melhorando a respiração.

01

Avaliação

Consulta inicial onde são avaliadas anormalidades funcionais e anatómicas. Nesta consulta é feito um registo fotográfico, e uma simulação imediata do resultado que queremos a longo prazo.

02

Pré-operatório​

Na segunda consulta, quando os resultados dos exames já estão disponíveis, fazemos a proposta cirúrgica e depois de seis ou oito semanas podemos partir para a cirurgia.

03

Cirurgia

O procedimento é realizado sob anestesia geral e leva em torno de três a quatro horas, por norma, é feito em regime ambulatório, ou seja, o paciente retorna para casa no mesmo dia.

04

Pós-operatório

Na primeira consulta pós-operatória uma semana após a cirurgia, o gesso externo do nariz e a tala nasal (se necessário) são removidos. A partir daí, o paciente pode levar uma vida normal.

Dúvidas?

Perguntas Frequentes

O valor depende da anatomia e do grau de complexidade de cada caso. Pode também variar se já tiver sido realizada uma cirurgia anterior.
Durante a consulta, será feita uma avaliação clínica completa e apresentado um orçamento detalhado. Podemos indicar um intervalo estimado antes da consulta.

Sim. A cirurgia pode ser paga em diferentes modalidades de pagamento faseado. Existem várias opções disponíveis, ajustadas ao que for mais conveniente para cada caso.

Quando existe componente funcional (como obstrução nasal, rinite ou sinusite), parte da cirurgia poderá ser comparticipada pela sua seguradora ou subsistema de saúde, mediante avaliação clínica.

A maioria dos pacientes pode retomar atividades leves entre 7 a 14 dias.

A duração média da rinoplastia primária situa-se entre 2h30 a 4h. No caso de uma rinoplastia de revisão, especialmente com necessidade de colheita de cartilagem costal, o procedimento pode durar entre 5 a 6 horas.

Sim. Além da componente estética, a rinoplastia pode corrigir alterações estruturais (como desvio do septo, válvula nasal, entre outros), contribuindo para uma respiração mais fluida e para o tratamento de problemas como a sinusite crónica.

A rinoplastia não é considerada uma cirurgia dolorosa. A queixa mais comum nos primeiros dias é a obstrução ou congestão nasal, que resulta do inchaço natural após o procedimento e melhora progressivamente.