Cirurgia

Septoplastia

A septoplastia é uma cirurgia realizada para corrigir desvios do septo nasal. O septo é a estrutura que separa as duas fossas nasais e é constituído por osso e cartilagem. Quando está direito, permite que o ar circule de forma equilibrada pelos dois lados do nariz. No entanto, em muitas pessoas o septo encontra-se torto ou deslocado, condição designada por desvio do septo nasal.

O que é o desvio do septo nasal?

O septo pode estar desviado desde o nascimento, como resultado de traumatismos ou até desenvolver-se durante o crescimento. Um desvio importante pode causar:

Embora pequenos desvios sejam muito comuns e muitas vezes não causem sintomas, em alguns casos o desvio é suficiente para dificultar a respiração, provocar obstrução nasal crónica e afetar a qualidade de vida. Nestes casos, pode estar indicada a septoplastia.

O que é a septoplastia?

A septoplastia é uma cirurgia realizada pelo otorrinolaringologista com o objetivo de corrigir o desvio do septo nasal. Durante o procedimento:

01

Anestesia

Pode ser feita sob anestesia geral (mais comum) ou anestesia local com sedação.

02

Cirurgia

Em média, a cirurgia demora entre 20 a 40 minutos.
O cirurgião levanta cuidadosamente a mucosa que reveste o septo, corrige as zonas desviadas e reposiciona a estrutura. No final pode ser colocado um splint de silicone dentro do nariz para ajudar na cicatrização

03

Internamento

Muitas vezes é feita em regime de ambulatório, permitindo ir para casa no próprio dia.

04

Pós-operatório e recuperação

Cuidados após a septoplastia

Resultados esperados

A maioria dos doentes nota melhoria significativa da respiração nasal após a recuperação, incluindo:

Dúvidas?

Perguntas Frequentes

Não, a menos que seja associada a rinoplastia.

Geralmente não, a dor é ligeira.

Em média 1 semana para vida normal, 4-6 semanas para resultado completo.

Atualmente, muitas vezes usam-se splints mas não se colocam tampões ou esponjas.

Conclusão

A septoplastia é uma cirurgia segura e eficaz para corrigir o desvio do septo nasal, melhorando a respiração e qualidade de vida. Apenas a consulta com o otorrinolaringologista pode determinar a melhor opção para cada caso.